ESCOLAS DE SUPERPODERES

Uma Escola de Superpoderes é um espaço onde podes descobrir os teus superpoderes, aprendê-los com mentores e usá-los para transformar a tua comunidade.

Aqui todos são bem-vindos e bem recebidos!

Não há notas, nem faltas, nem chumbos, apenas malta que colabora, aprende e transforma com o que mais gosta. Qualquer espaço pode ser uma destas escolas: uma escola normal, um pátio, uma garagem, um lar de acolhimento, um hospital, uma empresa, uma fábrica, até uma prisão!

Estas Escolas funcionam por anos lectivos e são dinamizadas pelos diversos mentores e aprendizes que em conjunto irão trabalhar os seus superpoderes para transformar a comunidade onde estão inseridos.

Como é que funcionam na prática?

1. Inscrição
Tudo começa com uma entidade que toma a iniciativa e decide implementar uma Escola de Superpoderes numa comunidade. Essa entidade entra em contacto connosco e agendamos uma primeira reunião, no sentido de perceber motivações e expectativas e até que ponto faz sentido estarmos naquela comunidade.

2. Recrutamento e capacitação
No ínicio do ano lectivo (Setembro) e depois da Escola validada, o Movimento Transformers abre candidaturas para mentores, fazendo depois o recrutamento e seleção dos mesmos. Os mentores escolhidos juntamente com os responsáveis da Escola têm que participar num programa de formação no Porto nos dias 28 e 29 de Setembro com outras equipas de todo o país. Este será um fim de semana cheio de aventura onde irão receber o kit que vos vai guiar durante o resto do ano.

3. Implementação
Após a formação inicial, os mentores e os responsáveis da Escola estão aptos para um ano de transformação. Para te orientar neste processo contarás com um manual e assistência operacional da nossa parte ao longo dos vários desafios e tarefas que te esperam. Em Março, voltamo-nos a juntar para uma nova formação onde iremos partilhar conhecimento e ajudar-te a definir o payback do teu grupo de aprendizes. Após o final do ano lectivo (Junho), os responsáveis da Escola poderão renovar a inscrição e continuar a transformar!

Assim, cada Escola de Superpoderes têm dois ingredientes:

 

MENTOR!

Um mentor é uma pessoa de referência que partilha o seu superpoder com aprendizes curiosos

APRENDIZ!

Um aprendiz é alguém que aprende um superpoder com um mentor e o usa para transformar